Seja bem vindo - Lajeado -

Atividades na Escola

Dia de Brincar!!!


As brincadeiras antigas tomaram conta do pátio da EMEF Santo André! Pais e convidados ensinaram aos alunos várias brincadeiras de época. Muitos brinquedos foram confeccionados pelos próprios alunos! Foi uma festa!










Dia do Desafio 2014









Atividades alusivas ao dia das mães - Pré- Escola









Dia do amigo, um dia especial!








Momento Cívico - 2013

Através do entoar do Hino Nacional, seguido de teatro, cantos e danças os alunos da  EMEF Santo André homenageiam nosso querido Brasil pela passagem de mais um ano da sua Independência, datada de 7 de Setembro de 1822. Neste dia, D. Pedro I proclamou, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), a Independência do Brasil. Seguem alguns registros do nosso momento cívico.









Mostra Pedagógica 2012 - EMEF Santo André











































Projeto Não Custa nada

A EMEF Santo André fez no dia 28/05/2012 o lançamento oficial do Projeto Não Custa nada. Este emergiu da percepção de alunos e professores de que pequenas ações são necessárias para reverter algumas situações desconfortáveis que perpassam o ambiente do recreio se estendendo às salas de aula, prejudicando um processo de aprendizagem de qualidade.


O Projeto será permanente e, sempre que novas situações forem detectadas, novas ações serão implantadas.
Para iniciar, solicitamos às 8ªs séries que fossem nossos agentes parceiros e que, com suas forças, nos auxiliassem durante as ações. No dia do lançamento do projeto, todos os alunos e professores foram recepcionados pelos agentes com boas vindas e um cartão, confeccionado por eles mesmos.


Semanalmente a equipe de professores dedicará alguns minutos durante a reunião pedagógica para avaliar o andamento do Projeto.
As ações já implantadas são:
 - "Não custa nada jogar o lixo na lixeira."
 - "Não custa nada cumprimentar as pessoas."
 - "Não custa nada organizar-se na fila."

Abaixo temos as telas da apresentação utilizada no lançamento do Projeto!




























Brincando de aprender

Os computadores têm sido muito utilizados pelos alunos da EMEF Santo André. Os conteúdos trabalhados na sala de aula são trazidos por eles para a sala de informática, a fim de enriquecer o aprendizado e, de forma pedagógica, utilizar os recursos que o mundo computacional  tem a nos oferecer. 

Disciplinas como Ciências, Matemática, Português, Artes, Linguagem e Expressão, Ed. Física, Religião......, ganham uma pitada digital e facilmente seus conteúdos são abordados de forma diferenciada na Sala de Informática.
O professor de informática Paulo Sehn reitera que os alunos da pré-escola também são frequentadores assíduos da sala de informática. Semanalmente eles vêm trabalhar a lógica, a escrita, motricidade fina, matemática...entre outros, acompanhados pelas professoras Cris e Maria da Graça.

Confira abaixo algumas fotos e trabalhos realizados:










Horta na Escola

Com o projorta na Escola, a professora Flora acompanha os alunos nas atividades na horta, floreiras e canteiros.

Todas as turmas participam com muito entusiasmo. Confira nas fotos:




Biografias com fantoches
Após pesquisarem nos livros, biografias de autores, foi a vez dos alunos as reproduzirem com os fantoches! Confira as fotos:
 

Etapa de ABRIL - Gincana Dias Melhores

O palhaço Bombalão foi o grande personagem na atividade cooperativa da etapa de Abril da Gincana!! Confira a alegria dos participantes!



 Artes - Prof. Paulinho
Na disciplina de Artes, com o professor Paulinho, os alunos da 8ª série construiram quadrinhos com massa acrílica, porta-chaves e chaveiros com caracois.






Dia 16/07 - o Dia de Brincar
Foi comemorado em grande estilo o Dia de Brincar, com turmas do pré ao 5º ano.
Num primeiro momento, houve um convite especial aos pais e avós para falarem e realizarem as brincadeiras da sua infância. Após, aconteceu o circuito de brincadeiras antigas coordenado pelos professores na quadra de esportes.
Após alguns exercícios, nada melhor que um buffet de cachorro-quente, bolo e chá para matar a fome!!

Logo após, houve a socialização dos brinquedos de época trazidos de casa.
Os professores consideraram ótimo e de grande valia o momento. Apesar das crianças viverem cercadas das novas tecnologias, envolveram-se bastante nas brincadeiras "antigas" como por exemplo rodas cantadas. Em depoimento, os alunos também consideraram as brincadeiras legais, divertidas e interessantes. Além disso, disseram que o lanche estava  ótimo!
Confira algumas fotos:






















Oficina de Expressão e Linguagem - Profª Leonilda

Nesta oficina os alunos trabalharam suas habilidades na construção de brinquedos com o reaproveitamento de sucatas! O resultado foi maravilhoso!



 




















Trabalhos em Educação Artística!!
Profª Patrícia
-->
Cores quentes e cores frias turma 61

Foi desenvolvido com os alunos da turma 61, o trabalho de estudo da cor e sensibilização entre as cores quentes e frias. Através dos trabalhos podemos perceber a clara definição entre esses grupos de cores.
Cores quentes transmitem a sensação de dinamismo e são mais vibrantes enquanto as cores frias transmitem calma, serenidade e leveza .
Todos estão de parabéns pelas produções!
-->

Cores neutras

Durante o desenvolvimento do estudo da cor nas turmas 61, os alunos exploram a variação de tonalidades entre as cores neutras, e produziram seus trabalhos a partir do contraste entre essas cores.
Parabéns pelos lindos trabalhos!!!


-->
Policromia
Trabalho de estudo da cor, a turma 61 explorou a policromia, onde foi empregado o uso de muitas cores num mesmo trabalho, formando um tom agradável (harmônico). Parabéns pelos trabalhos!


-->
Op art turma 71 e 72
Arte óptica
A turma 71 e 72 desenvolveram um trabalho com a técnica do movimento da Op art – arte óptica, cada aluno criou sua composição partindo da observação com a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador. Visando atingir o dinamismo, os alunos usaram o contraste entre as cores preto e branco e círculos concêntricos, dando a idéia de movimento e interação entre os objetos e o fundo.
Esta técnica, assim como a maioria das técnicas utilizadas na Op Art, explora as possibilidades do fenômeno óptico na criação de volumes e formas virtuais.
Parabéns a toda turma!Ótimos trabalhos!

  
Informática - Prof. Paulo Sehn

Nas aulas de informática, os alunos conseguem aliar as atividades desenvolvidas na sala de aula tradicional com o dinamismo, autonomia e criatividade que o computador desencadeia. Os computadores da sala de informática estão disponíveis para todas as turmas da escola durante o horário de aula e também, em turno oposto, aos alunos que queiram realizar trabalhos individuais utilizando o computador como ferramenta! Podemos observar uma evolução muito grande nas habilidades dos alunos durante as atividades na sala de informática.

Nesta atividade os alunos pesquisaram na internet obras da Tarsila do Amaral e as reproduziram, com mãos livres, em folha A3:



Em outra proposta, os alunos pesquisaram formas geométricas com o auxílio do computador e as desenharam. Foram muitas as maneiras encontradas para realizar essa atividade. Seguem algumas imagens:


E aliando a disciplina de Informática com a disciplina de História, os alunos pesquisaram na Internet dados sobre o Código de Hamurabi: o mais antigo conjunto de leis escritas.

 

E a história em quadrinhos desenvolvida na disciplina de Ciências recebeu um toque digital na sala de Informática. Veja abaixo alguns resultados:



Na disciplina de Matemática, os alunos vieram ao laboratório de Informática construir gráficos. Durante uma semana registraram todos os alimentos consumidos pela turma e, ao final da semana, construiram, com o auxílio de planilha eletrônica, o grafico referente à quantidade total de alimentos consumidos.

Projeto Copa 2010 - Profª Marlete

Os alunos do 3º ano confeccionaram 32 bolas utilizando as cores da bandeira de cada país participante. Nesta atividade, os alunos desenvolveram a cordenação motora, o manuseio da linha e da agulha, além de aprenderem sobre a história das copas do mundo de futebol e aspectos físicos e geográficos dos 32 países participantes. A cultura, costumes e aquilo que o Brasil herdou da África, bem como os povos africanos que aqui se instalaram, foram trabalhados.


O Descobrimento do Brasil - Profª Ana Rita
Para estudar o descobrimento do Brasil, inicialmente foi construído um mapa mundi com folhas envelhecidas pelos próprios alunos, utilizando a técnica do café.

Após a confecção do mapa, os alunos fizeram suas próprias caravelas e simularam a viagem dos portugueses à América, num ambiente divertido e descontraído.


Pré Escola - Profª Maria da Graça


A pré-escola no refeitório é um sucesso!!Lá, as crianças aprendem desde as boas maneiras à mesa até a alimentação saudável e balanceada.

A profª reitera que é na infância que as crianças criam o hábito da boa alimentação e o levam para o resto da vida!


Ed. Física - Profª Ana Zanotelli
Nas aulas de Ed. Física com a Profª Ana, a cordenação motora, atenção, concentração, entre outras habilidades, são trabalhadas em sala de aula.
Em certa atividade, os alunos tinham que repetir a sequência de movimentos realizada pela profª. Tal fato gerava até sons agradáveis!!